Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
LITERATURA DE REVISAO COMO ASSUNTO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:155 - (165)
Autor:Backes, Vânia Marli Schubert; Schmidt, Sandra Marcia Soares; Nietsche, Elisabeta Albertina; Saurin, Maria Helena Gehlen; Ferraz, Fabiane.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Educação continuada: algumas considerações na história da educação e os reflexos na enfermagem^ipt / Continued education: some considerations in the education history and the reflexes in nursey
Fonte:Texto & contexto enferm;12(1):[80-88], jan.-abr. 2003. .
Resumo:Trata-se de uma revisão de literatura acerca da educação continuada inserida no contexto da história da Educação e o movimento da mesma na Enfermagem, face às exigências atuais, do trabalhador da enfermagem, não apenas do ponto de vista técnico-científico, mas sobretudo, da competência política como ser relacional, ético e criativo. Para tanto, a educação continuada deve ser concebida no contexto de uma política global para a organização e gestão do trabalho, não como suplência de carências nem como treinamento para novas tarefas, mas como direito concomitante ao direito ao trabalho...(AU)^ipt.
Descritores:Educação Continuada em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação/hist
Recursos Humanos de Enfermagem
Literatura de Revisão como Assunto
Localização:BR17.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde

  2 / 2
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:103 - (113)
Autor:Santana, Vilma Sousa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde do trabalhador no Brasil: pesquisa na pós-graduação^ipt / Workers' health in Brazil: graduate research
Fonte:Rev. saúde pública;40(n.esp):101-111, ago. 2006. .
Resumo:OBJETIVO: Estudar as tendências da produção de teses e dissertações em saúde do trabalhador no País. MÉTODOS: As unidades de estudo foram teses e dissertações elaboradas por pesquisadores brasileiros em cursos de pós-graduação no país ou no exterior. Buscaram-se teses e dissertações em acervos previamente compilados, na base LILACS e no portal Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio dos termos saúde do trabalhador, ergonomia, higiene ocupacional, toxicologia e saúde ocupacional. RESULTADOS: Foram encontrados 1.025 documentos, sendo sete anteriores a 1970. Entre 1970 e 2004, foram publicados 31 na década de 70, 121 na de 80, 533 na de 90 e 333 entre 2000 e 2004. O crescimento foi geométrico com fator aproximadamente igual a 4 a cada década. A maioria dos estudos trata de questões de grande relevância para a saúde pública no País, como doenças ósteo-musculares, saúde mental e trabalhadores da área de saúde. Chamou a atenção o pequeno número de trabalhos sobre o desemprego, o câncer e suas relações com a ocupação, trabalhadores do setor primário da economia e da construção civil, reconhecidos como os de maior risco para acidentes de trabalho fatais. CONCLUSÕES: O crescimento dos programas de pós-graduação em saúde pública e saúde coletiva no País nos últimos anos foi o fator mais importante para o aumento da produção de estudos na área da saúde do trabalhador. Embora exista um número crescente de estudos acadêmicos, persistem desafios a serem superados no futuro próximo.(AU)^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação
Pesquisa
Saúde do Trabalhador
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Literatura de Revisão como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102006000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3